CENTRO QUALIFICA

Centro Qualifica

É uma estrutura do Sistema Nacional de Qualificações e destina-se a todos os que procuram uma qualificação (escolar e/ou profissional), tendo em vista o prosseguimento de estudos e/ou uma transição/reconversão para o mercado de trabalho.

Destinatários

Adultos com idade igual ou superior a 18 anos que procurem uma qualificação.

Excecionalmente, jovens que não se encontrem a frequentar modalidades de educação ou de formação e que não estejam inseridos no mercado de trabalho (15-29 anos).

Etapas de Intervenção do Centro Qualifica

Com vista ao encaminhamento dos candidatos, a intervenção do Centro Qualifica inicia-se com as etapas de acolhimento, de diagnóstico e de informação e orientação.

A informação recolhida durante estas etapas tem como finalidade caracterizar e definir o perfil pessoal e profissional de cada candidato, assim como aferir as suas necessidades, motivações e expectativas, de modo a que o encaminhamento para o aumento das suas qualificações seja o mais ajustado e eficaz possível.

Acolhimento

A etapa Acolhimento consiste no atendimento do candidato e na sua inscrição no Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO).

O candidato é também esclarecido sobre a missão e o âmbito de intervenção do Centro Qualifica.

Diagnóstico

A etapa de diagnóstico tem como principal objetivo aprofundar o conhecimento das características do candidato, através da análise do seu perfil e recolher informação que permita caracterizar o seu percurso de vida, nomeadamente no que diz respeito ao seu percurso de educação e formação e à sua experiência profissional ou ocupacional.

Informação e Orientação

As atividades de informação e orientação devem apoiar na identificação de projetos individuais de qualificação escolar e/ou profissional e disponibilizar a informação necessária que permita a opção pela resposta que melhor se adeque ao perfil do candidato e que contribua para viabilizar, de forma realista, as vias de prosseguimento de estudos e ou de integração no mercado de trabalho.

Encaminhamento

A etapa de Encaminhamento corresponde à formalização da decisão, nomeadamente à definição da modalidade de qualificação que o candidato irá frequentar tendo em vista a concretização dos seus objetivos, pelo que se apela ao compromisso do adulto no que diz respeito às responsabilidades exigidas no seu projeto de carreira.

Objetivos a trabalhar

Pretende-se que os adultos e jovens desenvolvam ao longo do processo de orientação os seguintes objetivos:

- promoção do autoconceito,

- capacidade de interagir eficazmente,

- gerir a informação,

- gerir a mudança,

- capacidade de decidir coerentemente,

- aceder a percursos qualificantes/transição para o mercado de trabalho.

Equipa

Coordenadora