CENTRO QUALIFICA

Centro Qualifica

É uma estrutura do Sistema Nacional de Qualificações e destina-se a todos os que procuram uma qualificação (escolar e/ou profissional), tendo em vista o prosseguimento de estudos e/ou uma transição/reconversão para o mercado de trabalho.

 

Destinatários

Adultos com idade igual ou superior a 18 anos que procurem uma qualificação.

Excecionalmente, jovens que não se encontrem a frequentar modalidades de educação ou de formação e que não estejam inseridos no mercado de trabalho (15-29 anos).

 

Etapas de Intervenção do Centro Qualifica

Com vista ao encaminhamento dos candidatos, a intervenção do Centro Qualifica inicia-se com as etapas de acolhimento, de diagnóstico e de informação e orientação.

A informação recolhida durante estas etapas tem como finalidade caracterizar e definir o perfil pessoal e profissional de cada candidato, assim como aferir as suas necessidades, motivações e expectativas, de modo a que o encaminhamento para o aumento das suas qualificações seja o mais ajustado e eficaz possível.

 

Acolhimento

A etapa Acolhimento consiste no atendimento do candidato e na sua inscrição no Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO).

O candidato é também esclarecido sobre a missão e o âmbito de intervenção do Centro Qualifica.

 

Diagnóstico

A etapa de diagnóstico tem como principal objetivo aprofundar o conhecimento das características do candidato, através da análise do seu perfil e recolher informação que permita caracterizar o seu percurso de vida, nomeadamente no que diz respeito ao seu percurso de educação e formação e à sua experiência profissional ou ocupacional.

 

Informação e Orientação

As atividades de informação e orientação devem apoiar na identificação de projetos individuais de qualificação escolar e/ou profissional e disponibilizar a informação necessária que permita a opção pela resposta que melhor se adeque ao perfil do candidato e que contribua para viabilizar, de forma realista, as vias de prosseguimento de estudos e ou de integração no mercado de trabalho.

 

Encaminhamento

A etapa de Encaminhamento corresponde à formalização da decisão, nomeadamente à definição da modalidade de qualificação que o candidato irá frequentar tendo em vista a concretização dos seus objetivos, pelo que se apela ao compromisso do adulto no que diz respeito às responsabilidades exigidas no seu projeto de carreira.

 

Objetivos a trabalhar

Pretende-se que os adultos e jovens desenvolvam ao longo do processo de orientação os seguintes objetivos:

- promoção do autoconceito,

- capacidade de interagir eficazmente,

- gerir a informação,

- gerir a mudança,

- capacidade de decidir coerentemente,

- aceder a percursos qualificantes/transição para o mercado de trabalho.

 

Equipa

Coordenadora
Maria Adélia Morim Figueiredo

Técnico ORVC/Formador
Álvaro Manuel Maia Gomes

Técnica ORVC/Formadora
Cecília Maria Amorim Martins

Técnica ORVC
Joana do Céu Lopes Faria

Técnica ORVC
Sílvia Faria Valente

Formadora
Fernanda Maria Marques Maio

Formadora
Maria Cristina Fins Campos Moura

Formadora
Maria Teresa Milhazes Gomes Leal Madureira

Formador
Mário Duarte Barbosa Lima

Formadora
Rosa Albina de Sousa Fernandes

Formadora
Sandra de Oliveira Vilar