Design Gráfico

O Curso Profissional Técnico de Design Gráfico tem como população alvo alunos que após concluírem o 9º ano desejem obter formação específica na área do Design Gráfico. Este curso dá uma qualificação profissional de nível IV e, simultaneamente, permite o prosseguimento de estudos para o ensino superior.
Com o Curso Profissional Técnico de Design Gráfico, pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos e desenvolvam capacidades para a utilização, com rigor técnico, de um conjunto de ferramentas digitais e, simultaneamente, capacidade criativa na resolução de problemas de comunicação gráfica, tantos para meios digitais offline e online como preparar a arte final para a impressão e acompanhar os processos de pré-impressão e impressão.

No final do curso os alunos estarão aptos a:

- Conceber e maquetizar objectos gráficos bi e tridimensionais utilizando meios manuais e digitais;

- Obter imagens e textos por processos digitais;

- Criar imagens, gráficos, ilustrações e animações, utilizando meios manuais e digitais, para determinado fim e/ou tipo de impressão;

- Efectuar o tratamento de textos relativamente à sua forma e conteúdo, utilizando software específico;

- Efectuar o tratamento de imagens, relativamente à sua cor e forma, utilizando software específico;

- Compor a estrutura das páginas, utilizando software específico;

- Efectuar o tratamento de textos e de imagens, compor e conceber documentos para publicação “online ” ou para apresentações “offline ”.

Acesso ao Ensino Superior
Este curso está orientados numa dupla perspectiva:

- A inserção no mundo do trabalho;
- O prosseguimento de estudos para os cursos pós secundários de especialização tecnológica ou para o ensino superior.

Têm a duração de 3 anos letivos, correspondentes aos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade.

Estes cursos conferem um diploma de conclusão do ensino secundário e um certificado de qualificação profissional de nível IV.

Ver Plano de Curso

Plano de Curso

Componentes de Formação

Total de Horas (a) (Ciclo de Formação)

Componente de Formação Sociocultural

• Português

• Língua Estrangeira I, II ou III (b)

• Área de Integração

• Tecnologias da Informação e Comunicação

• Educação Física

Componente de Formação Científica

• Geometria Descritiva

• História da Cultura e das Artes

• Matemática

Componente de Formação Técnica

• Desenho e Comunicação Visual

• Design Gráfico

• Oficina Gráfica

• Formação em Contexto de Trabalho

Total de Horas / Curso

3 100

(a) Carga horária global não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação, a gerir pela escola, no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga anual de forma a optimizar a gestão modular e a formação em contexto de trabalho.

(b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.