Missão, Visão e Valores

 

Missão

É missão da Escola Secundária de Rocha Peixoto desenvolver processos de ensino/aprendizagem regidos pelo rigor, eficiência e qualidade, com vista à otimização do sucesso escolar dos seus alunos, alcançando o desenvolvimento de cada indivíduo, nas diversas dimensões que o constituem: psicológica, social e académica. A Escola Secundária de Rocha Peixoto propõe-se, assim, a implementar uma oferta formativa diversificada, bem como atividades de enriquecimento curricular e pessoal, capazes de atrair, envolver e satisfazer toda a comunidade educativa.
 

Visão

Ser uma Escola de referência como uma comunidade dinâmica para o sucesso educativo, académico, cultural e desportivo dos seus alunos, inovadora em suas propostas e práticas pedagógicas e na formação de cidadãos críticos, conscientes e empreendedores.
 

Valores

Qualidade, Rigor e Resposabilidade: a escola procura que o seu processo de ensino/aprendizagem, dentro das valências que possui, seja sustentado no rigor e eficiência, obtido através da organização, da constante atualização e da disciplina.

Solidariedade: no sentido em que a aceitação e o respeito pela diferença seja um princípio de integração, o apoio social uma preocupação constante e os intercâmbios escolares uma forma de promoção de consciência entre os alunos.

Inclusão e Integração: sendo o lema "Uma escola de todos para todos, sempre mais e melhor", todos os jovens e adultos que procurem a instituição escolar devem ter igualdade de oportunidades, no âmbito formativo e social.

Cidadania: enquanto entidade de educação, a Escola Secundária de Rocha Peixoto preconiza a educação para a cidadania dos seus alunos e outros atores envolvidos, desenvolvendo o espírito crítico e colaborativo, promovendo a consstante defesa dos Direitos Humanos, ideias sempre fundamentadas numa cultura de participação/intervenção.

Democracia: no sentido em que para que o lema seja concretizado, todos os agentes envolvidos na comunidade escolar, tão importante na ótica da instituição, tenham a possibilidade de participar ativamente nos processos de tomada de decisão, fomentados através de debates e avaliações contínuas.