ESCOLA DIGITAL
Correio Eletrónico:
escola.digital@esrpeixoto.edu.pt
Bloqueio no acesso à Internet nos computadores da Escola Digital – Umbrella
Têm-se registado alguns constrangimentos no acesso à internet nos computadores da Escola Digital, causado pelo software Umbrella.
Para resolver esta situação, aconselha-se a desativação do Umbrella nos equipamentos da Escola Digital.
De forma a colaborar neste processo, o software CUCo tem estado, desde o dia 2 de julho de 2024, a desativar remotamente o Umbrella. No entanto, este processo só pode ser executado nos computadores que ainda têm acesso à internet e apenas ocorre quando o utilizador do equipamento aceder à internet.
Para os computadores que já se encontram sem acesso à internet, devem optar por uma das seguintes soluções:
1 – Desativar manualmente o Umbrella em cada equipamento seguindo as instruções.
A partir do menu inicial do Windows, deve pesquisar por “Serviços”, abrindo a configuração correspondente.
Na lista de serviços apresentados deve procurar por “Umbrella Roaming Client”,
Na janela que será aberta, deve alterar o “Tipo de arranque” para “Desativado”, e clicar em “Parar” para interromper o serviço.
2 - Fazer o download para uma PEN da Ferramenta de Desativação do Umbrella que se encontra no seguinte link: https://www.inforlandia.com/suporte-tecnico-e-apoio/ e fazer correr o programa nos computadores que já têm bloqueio no acesso à internet.
Desbloquear o Sistema de Segurança CUCO
Verificou-se que a atualização de Abril do Windows alterou a configuração necessária para que a plataforma de segurança implementada para os computadores deste projeto continue a funcionar corretamente.
O fabricante do sistema de segurança CUCo, disponibilizou um aviso sobre uma atualização crítica do sistema e alerta para a importância da instalação em todos os equipamentos. O fabricante aconselha a que a presente atualização seja efetuada por todos os utilizadores finais, com a maior brevidade.
Podem aparecer as seguintes mensagens:
– “Sistema de Bloqueio cuco foi activado!”
– “Esta unidade esta bloqueada!“, conforme imagem apresentada no lado direito
Para interesse de todos, visando garantir que o problema é minimizado deverão os utilizadores proceder conforme indicações abaixo:
Portátil não está bloqueado - todas as marcas
- Neste caso apenas necessita de efetuar urgentemente a atualização do Sistema de Segurança CUCO, de forma a evitar futuros bloqueios;
- Pare os serviços do antivírus;
- Aceda ao endereço https://cuco.softi9.pt/updates, descarregue o utilitário;
- Execute/instale a atualização;
- Reinicie o portátil após a atualização;
Portátil já bloqueado
- Aceder ao site https://www.inforlandia.com/suporte-tecnico-e-apoio/, opção Sistema de Segurança CUCO
- Preencher os campos solicitados
- Clique em mostrar Código
- Ligue o portátil com o CUCO ativo à internet móvel ou internet de casa
- Insira o código de desbloqueio no portátil bloqueado.
- Pare os serviços do antivírus
- Executar a atualização do Sistema de Segurança CUCO, de forma a evitar futuros bloqueios.
- Reinicie o equipamento.
CONFIGURAÇÃO DO MODEM ZTE PARA ACESSO À INTERNET
Instruções - PDF | 641 PDF
Entrega dos KITS - Informação
A visualização desta apresentação não dispensa a leitura integral do AUTO DE ENTREGA assinado no momento da entrega do KIT ESCOLA DIGITAL.