PROJETOS NACIONAIS

 

Junior Achievement Portugal


ja portugal

A Junior Achievement Portugal (JA Portugal) é uma organização sem fins lucrativos, criada em setembro de 2005. A Empresa é um programa da Junior Achievement, no qual os alunos poderão criar uma miniempresa com a ajuda de voluntários, mentores e professores.  Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Receção Hoteleira através de várias fases vão procurar uma ideia de negócio, poderão desenvolver   produto e/ou   serviço e apresentam um plano de negócios para a sua miniempresa relacionada ou não com a área profissional do curso. Os negócios dos alunos passarão ainda por uma fase de competição nacional e internacional. Com este projeto pretende-se criar uma cultura empreendedora junto dos discentes, promover uma visão do empreendedorismo numa lógica de atitude perante a vida e participação ativa na sociedade, bem como fomentar e reforçar o espírito de iniciativa, de cooperação e criatividade. A participação neste projeto será sempre uma mais-valia porque funcionará como uma preparação para o desenvolvimento das Provas de Aptidão Profissional.

http://www.japortugal.org/

 

 

PARTILHA COM ENERGIA


Um projeto em parceria com a edp

Os alunos do Curso Técnico de Eletrotecnia, encontram-se a participar nesta iniciativa da EDP que visa incutir valores de cidadania, através da troca de experiências e promovendo a interação entre diferentes geografias. Por todo o país, são cerca de 12 equipas constituídas por alunos e professores que, ao longo do ano letivo, estão a criar programas de intercâmbio, capazes de refletir e dar a conhecer as diferentes regiões envolvidas, nomeadamente a cultura local e as potencialidades de cada região. Na fase final do projeto, em maio, cada equipa irá acolher e ser recebida, tendo oportunidade de apresentar o seu território e ficar a conhecer uma outra região. Os diferentes programas desenvolvidos pelos alunos proporcionam não só uma melhor reflexão sobre os territórios e comunidade, como permitem aos mesmos alunos desenvolver inúmeras competências na área da cidadania. Entre as atividades previstas, os alunos terão de realizar planos de acolhimento aos colegas visitantes, realizar contactos com várias instituições, autarquia, empresas, etc, com vista a assegurar os recursos necessários para a realização do intercâmbio, na fase final deste projeto.

 

 

REPAIR CAFE


Um projeto em parceria com a lipor

O REPAIR CAFÉ é um evento de reparação gratuita de eletrodomésticos que ocorre periodicamente desde 2019. Esta iniciativa é aberta a toda a comunidade escolar e inspira-se nos “Princípios da Economia Circular”, a partilha, o poder da comunidade e a possibilidade de realizarmos atividades que minimizam os nossos impactes ambientais. Os alunos do Curso de Técnico de Eletrotécnia, turma 12ºO, são os principais dinamizadores. Asseguram desde o planeamento, a organização, a reparação e a devolução aos proprietários. A articulação com a LIPOR é assegurada pelos professores do grupo 540 que também contribuem com conhecimento técnico e orientação no ato de reparação. A LIPOR é um “facilitador” em todo este processo, pela sua elevada experiência no setor dos resíduos e da reciclagem

repair cafe cartaz

repair cafe 01

repair cafe 02

repair cafe 03