RP TEATRO - DEVISA

Núcleo de Teatro Escolar - DEVISA
Núcleo de Teatro Escolar - DEVISA

 

Desde 2000 a desenvolver uma oferta extracurricular com a comunidade escolar e local.

Formação teatral | Condicionamento físico | Aulas abertas | Leituras encenadas | Improvisações | Espetáculos | Mostra de teatro | Intercâmbios | e muito mais

O legado Devisa – vinte e dois anos de aprendizagem, partilha, coragem, liberdade e alegria em espetáculos e mostras de teatro; formações; encontros de escolas e programas de intercâmbio internacional, com alunos, professores e encarregados de educação – vai connosco na mala de viagem. Mala essa que se abre e se fecha, de cada vez, para guardar mais pessoas, mais memórias, mais teatro, mais projetos e muito mais.
No ano 2000, o professor Jorge Curto – ‘Boss’ – cria o primeiro grupo de teatro escolar da Póvoa de Varzim. Um projeto que, ano após ano, acolhia alunos e alunas com diferentes experiências pessoais e sociais, pelas mais diversas razões – ou porque eram muito tímidos/as, ou porque eram muito extrovertidos/as, ou porque não sabiam nada sobre teatro nem tinham experiência ou porque já tinham tido alguma experiência ou porque tinham sido arrastados/as pelo melhor amigo ou melhor amiga – e ficavam. E à medida que ficavam, reconheciam a maravilha que era aliar a experiência escolar à experiência teatral.
Em 2015, foi a vez de dois profissionais, também eles vindos do teatro escolar - Pedro Galiza e Inês Simões Pereira - de orientar o Devisa, seguindo o trabalho do professor Jorge Curto. Criam a Classe A (mais velhos) e a Classe B (mais novos); continuam a Mostra de Teatro Escolar da Póvoa de Varzim; participam em encontros de teatro e no programa Erasmus+ Developing Key Competences Through Drama, viajando até à Roménia e Macedónia. Sempre com o apoio da Escola Secundária Rocha Peixoto e do professor Noel Miranda.

Revisita-se o passado para construir futuros - e assim continuar a viagem ‘devisa’, agora com uma nova artista-formadora, Olinda Favas.
Nesta temporada 22/23 continuam-se as práticas teatrais impulsionadoras de aprendizagem e mudança, organizadas em grupos: B [Básico] S [Secundário].
Pretende-se desenvolver criações teatrais e atividades performativas – enquadradas em outros projetos/ programas ou conteúdos – em parceria transdisciplinar e com instituições – implicando a comunidade escolar.
Desafia-se cada participante - e o coletivo - a imaginar para questionar; a descobrir ‘o que aprendi hoje?’; a encontrar voz e a dar ouvidos; a ver com outros olhos; a vestir outras peles; a reconhecer e a ultrapassar falhas [falhando melhor a cada ensaio]; a explorar semelhanças, diferenças e interações entre o eu e o outro, criando um nós.
Através de jogos e exercícios teatrais e práticas artísticas, os participantes do Devisa soltam o corpo e a voz, em diferentes espaços, ritmos e intensidades; libertam a imaginação com som ou em silêncio; participam de forma ativa e criativa; ultrapassam medos e inseguranças. Aprendem que o teatro é liberdade, coragem, aceitação, jogo, compromisso, suor, reunião, identidade, grupo.
Projetando o futuro, o RP Teatro - Devisa procura a participação de todos e todas. Estreia, repetição ou regresso - no palco, nos bastidores, nos corredores ou no público - começamos com novo fôlego!

Correio eletrónico
devisa@esrpeixoto.edu.pt

Instagram
https://instagram.com/devisateatro?igshid=YmMyMTA2M2Y=