PROJETOS EUROPEUS
ERASMUS+ - MOBILIDADES VET
2022-1-PT01-KA121-VET-000064950
A Escola Secundária de Rocha Peixoto é escola acreditada na vertente de mobilidade de professores/técnicos e alunos da educação e formação profissional – KA121 - VET – para o período de 2022/27.
Este projeto inclui:
- mobilidade de aprendentes em formação em contexto de trabalho (estágio) – duração 20 dias (3 semanas);
- mobilidade de professores para formação (frequência de cursos estruturados) – duração 7 dias (1 semana);
- mobilidade de “job shadowing” (mobilidade de pessoal educativo sob a forma de atividades de observação em contexto de trabalho) – duração 20 dias (3 semanas).
2022-1-PT01-KA121-VET-000055542
O Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora candidatou-se a um Programa de Mobilidade de alunos Erasmus+, através da criação de um consórcio com outras três escolas com Cursos Profissionais similares, sendo a Escola Secundária de Rocha Peixoto, uma dessas escolas.
O projeto prevê dois tipos de mobilidades:
- longa duração - os alunos que, em 2022-2023, frequentam o 3º ano ou os que terminaram o Curso Profissional em 2022, possam realizar estágios financiados, com duração de 4 meses (122 dias) em Espanha ou Itália, entre 6 de março e 5 de julho de 2023;
- curta duração - os alunos que frequentam o 2º ano dos cursos profissionais possam realizar estágios financiados, com duração de 1 mês (32 dias) em Itália, entre 3 de julho e 3 de agosto de 2023.
Students’ Mobility nº 2020-1-PT01-KA102-078163 2021
“The CIS Tourism”
Consortium Coordinator – Intercultural Association Mobility Friends
Estágio Internacional
O projeto The Challenges for Innovation and Sustainability in Tourism que pressupõe a realização de uma mobilidade sob a forma de estágio internacional, na Bulgária. A duração da mobilidade é de três semanas e a língua de trabalho será o inglês. Os alunos Curso Profissional de Técnico de Receção Hoteleira irão alargar e reforçar os seus conhecimentos e competências básicas, desenvolvidas durante a formação escolar, ao mesmo tempo que as põem em prática num ambiente de trabalho real. Considera-se fundamental fornecer aos estudantes da área de turismo e hotelaria, o apoio necessário para ganhar e melhorar as suas competências profissionais (conhecimentos, competências e atitudes), a fim de melhorar o seu desenvolvimento pessoal e profissional, incluindo a sua empregabilidade e preparação para corresponder às exigências do mercado de trabalho, incrementando também a cooperação transnacional e o diálogo intercultural.
- Regulamento - PDF | 289 KB
- Formulário de candidatura - PDF | 202 KB
Staff Mobility in VET nº 2019-1-UK01-KA116-060567 2019/2020
“Vocational Experience Overseas”
Coordinator Organization – RISE International (England)
Portuguese Partner – WE ARE, Lda.
Students’ Mobility nº 2018-1-PT01-KA102-047086 2019
“VET me today, JOB me tomorrow”
Consortium Coordinator – Intercultural Association Mobility Friends
Apresentação ERASMUS Polónia - PDF | 32KB
Jornal Correio do Minho - PDF | 1,1 MB
Jornal Mais Semanário - PDF | 290 KB
Jornal Voz da Póvoa - PDF | 141 KB
ERASMUS+ - PARCERIAS ESTRATÉGICAS
School Exchange Partnership nº 2020-1-IT02-KA229-079256_2 2020/2022
“Talented Entrepreneurs in Job Market”
Coordinator School - Istituto Professionale per i Servizi Alberghieri e della Ristorazione "Luigi Carnacina"
Nas últimas décadas a internet transformou radicalmente a economia levando-a para um modelo de emprego pós-industrial uma vez que o mercado, e consequentemente o emprego, se tornaram digitais, razões pelas quais as escolas têm a obrigação de se atualizarem para ajudarem os seus alunos dos cursos profissionais a adquirirem as competências necessárias à empregabilidade.
Simultaneamente, o século XXI permite que criemos as nossas próprias oportunidades de emprego, potenciando o nosso talento e criando valor para nós e para a comunidade, mas também esta hipótese exige conhecimentos e competências digitais.
É com muito agrado e empenho que as escolas dos 5 parceiros deste “Talented Enterpreneurs in Job Market”, projeto Erasmus +, decidiram dar o seu contributo para a partilha de boas e inovadoras práticas na rede composta pela escola Ipsar Carnacina de Itália, a Daugavpils Trade Vocational Secondary School da Letónia, a Stevan Petrović Brile da Sérvia, a Adana Anatolian High School da Turquia e ainda a Escola Secundária de Rocha Peixoto que, como representante de Portugal, participa com alunos dos cursos profissionais de Técnico de Contabilidade, Técnico de Produção Metalomecânica e Técnico de Receção Hoteleira.
https://www.facebook.com/Tejm2020/about
School Exchange Partnership nº 2020-1-PL01-KA229-082014_3 2020/2022
“REACT! - Respect Environment and Cherish Thyself”
Coordinator School - I Liceum Ogolnoksztalcace im. Marii Sklodowskiej-Curie (Poland)
https://www.facebook.com/groups/457976161869092
School Exchange Partnership nº 2020-1-EL01-KA229-079022_4 2020/2022
“From Thoughts to Codes”
Coordinator School - 11th Primary School of Piraeus (Greece)
https://www.facebook.com/groups/373187340588579
School Exchange Partnership nº 2020-1-PL01-KA229-081704_3 2020/2022
“Special Methods for Special Students”
Coordinator School - Zespol Szkol Technicznych nr1 im. Wojciecha Korfantego (Poland)
School Exchange Partnership nº 2020-1-IT02-KA229-079539_4 2020/2022
“Stand up for your RIGHTS”
Coordinator School - Istituto Comprensivo Statale Leonardo Sciascia (Italy)
Facebook
Stand up for your rights | Facebook
School Exchange Partnership nº 2019-1-PL01-KA229-064974_2 2019/2021
“EUPANTEC” – Physics and New Technologies”
Coordinator School - Zespol Szkol Nr 1 im. Legionow Polskich (Poland)
http://www.istituto-scalcerle.it/news/progetto-erasmus-ka229-064974_5-eupantec-physics-and-new-technologies-10-13-dicembre-2019/
http://eupantec2019.eu/
https://www.cm-pvarzim.pt/noticias/professores-estrangeiros-visitaram-a-camara-municipal/
https://www.vozdapovoa.com/noticias/educacao/projecto-europeu-erasmus+-na-secundaria-rocha-peixoto
Padova Diary - PDF | 37 KB
School Exchange Partnership nº 2019-1-IT02-KA229-062249_2 2019/2021
“Digital Age and Education”
Coordinator School - IIS Isa Conti Eller Vainicher (Italy)
http://digitalageandeducation.hu/
NEWSLETTER – PDF
School Exchange Partnership nº 2019-1-IT02-KA229-062216_2 2019/2021
“My Smart School”
Coordinator School - IPIAS G. GIORGI (Italy)
https://www.mysmartschool.pt/pagina-inicial
Strategic Partnership nº 2017-1-RO01-KA219-037282_3 2017/2019
“Developing Key Competences through Drama”
Coordinator School - Liceul Teoretic Traian Vuia (Romania)
http://www.dkcdrama.com
https://www.facebook.com/groups/1875124746068390
http://www.cm-pvarzim.pt/noticias/professores-em-projeto-de-erasmus-recebidos-nos-pacos-do-concelho
https://maissemanario.pt/professores-erasmus-recebidos-na-rocha-peixoto/
Newsletter 1 - PDF | 662 KB
Newsletter 2 - PDF | 657 KB
Newsletter 3 - PDF | 621 KB
Newsletter 4 - PDF | 653 KB
Newsletter 5 - PDF | 712 KB
drama_noticia_mais_semanario - PDF | 477 KB
drama_noticia_mais_semanario - PDF | 477 KB
drama_noticia_terras_do_ave - PDF | 220 KB
drama_noticia_voz_da_povoa - PDF | 140 KB
drama_noticia_voz_da_povoa - PDF | 454 KB
Portugal, Alemanha, Espanha e França - 11ºG - Inglês
CHESS under THE SKY - C.U.T.S.
Caros jovens, entre os 11 e os 18 anos!
Temos o prazer de vos convidar a participar num processo de seleção para o recrutamento de participantes num grupo-alvo para workshops de xadrez através de práticas inovadoras em equipas ao ar livre, no âmbito de um projeto europeu do programa Erasmus+ (Desafio ao ar livre para jovens europeus - Chess Under The Sky - projeto C.U.T.S. n.º 101133378 - sob contrato com a Agência Europeia de Execução para a Educação e a Cultura).
A Escola secundária de Rocha Peixoto tem a honra de ser Parceira num consórcio de 3 países europeus - Bulgária, Portugal e Macedónia do Norte.
Haverá vantagens para os jovens com menos oportunidades (por exemplo, problemas de saúde e dificuldades socioeconómicas - monoparentais ou baixos rendimentos familiares). Após a seleção dos participantes a incluir no projeto, serão formadas 3 equipas (10 jovens de cada país), que realizarão sessões de treino de xadrez locais, realizadas semanalmente durante 3,5 meses em cada país (Sofia para a equipa búlgara, Póvoa de Varzim para a equipa portuguesa e Cavadarci para a Macedónia do Norte).
O projeto C.U.T.S. promove a inclusão de jovens com diferentes habilidades competências no xadrez como um desporto intelectual e ao mesmo tempo um jogo divertido. Acreditamos que desporto e natureza estão conectados e essa relação pode ser desenvolvida e construída com modelos inovadores. Os parceiros do consórcio internacional implementarão e compartilharão metodologias novas e inspiradoras em 3 países europeus no campo do xadrez, incluindo o exterior. O projeto C.U.T.S. segue um plano de trabalho híbrido em que a natureza, por um lado, e as práticas digitais modernas, por outro, são colocadas lado a lado, aplicando práticas sustentáveis.
Através de uma abordagem consistente, um estilo educacional apropriado será usado para ajudar a ter consciência da essência do xadrez como um desporto na natureza e dos torneios de xadrez online, em equipa, como uma forma social de comunicação na presença de várias barreiras que limitam o acesso dos jogadores.
Após o término das atividades de 3 meses do Xadrez Nacional Juvenil, segue-se a parte mais interessante, ou seja, os Jogos Internacionais de Xadrez na costa sul do Mar Negro durante cerca de 1 semana, onde os 30 participantes dos três países, juntamente com os seus treinadores, terão a oportunidade de se familiarizar e se preparar para o momento final que terá a forma de um torneio internacional de xadrez realizado ao ar livre nas montanhas Vitosha ou Rila, perto de Sofia, durante 3 dias. Haverá um vencedor por equipa e individual que será premiado com medalhas e prémios.
Todos os custos de formação, viagem e estadia no mar e na montanha são totalmente cobertos pelo projeto e são gratuitos para os participantes selecionados dos três países.
Em caso de dúvida entre em contacto com a equipa do projeto aqui ou através do seguinte e-mail: telmo.aires@esrpeixoto.edu.pt
Dear young people - girls and boys between the ages of 11 and 18!
We are pleased to invite you to participate in a selection procedure for recruitment of participants in a target group for chess workshops through innovative practices in outdoor and online teams under a European project under the Erasmus+ programme (Outdoor challenge for European youngsters - Chess Under The Sky - C.U.T.S. project No 101133378 - under contract with the European Executive Agency for Education and Culture).
Our school – Escola Secundária de Rocha Peixoto has the honour to be a Partner in a consortium of 3 European countries - Bulgaria, Portugal and North Macedonia.
There will be advantages for young people with fewer opportunities (e.g. health problems and socio-economic difficulties - single parent or low family income). After the selection of the participants to be included in the project, 3 teams will be formed (10 youngsters from each country), which will conduct local chess training sessions, held weekly for 3.5 months in each country (Sofia for the Bulgarian team, Povoa de Varzim for the Portuguese team and Cavadarci for N. Macedonia.)
The C.U.T.S. project promotes the inclusion of young people with different abilities to chess as an intellectual sport and at the same time a fun game. We believe that sport and nature are connected and this relationship can be developed and built upon with innovative models. The partners of the international consortium will implement and share fresh and inspiring methodologies in 3 European countries in the field of chess including the outdoors. The C.U.T.S. project follows a hybrid work plan in which nature on the one hand and modern digital practices on the other are placed side by side, applying sustainable practices.
Through a consistent approach, an appropriate educational style will be used to help you to conceptualize the essence of chess as a sport in nature and of team chess battles online as a social way of communication in the presence of various barriers limiting the access of players.
After the National Youth Chess 3-month activities are over, the most interesting part follows, namely the International Chess Games on the South Black Sea coast for about 1 week, where the 30 participants from the three countries together with their coaches will have the opportunity to get familiar and prepare for the upcoming culmination. It will take the form of an international chess tournament held outdoors in the Vitosha or Rila mountains near Sofia over 3 days. There will be a team and individual winner who will be awarded with medals and prizes.
All costs for the training, travel and stay at the sea and mountain are fully covered by the project and are free of charge for the selected participants from the three countries.
You are welcome to contact us here or at the following email: telmo.aires@esrpeixoto.edu.pt
Etwinning
2024 - 2025 - Projetos eTwinning
Voices4Impact: Navigating Language, Media & Culture (turma 10ºC)
Desenvolvido em parceria com escolas da Sérvia e da Itália, o projeto tem como objetivo equipar os jovens com ferramentas que lhes permitam lidar, de forma crítica, com os media e a sua influência na sociedade. Os alunos terão a oportunidade de explorar temas como as fake news, o discurso de ódio, os estereótipos e o impacto dos influencers. O projeto visa promover a literacia para os media, desenvolver competências comunicativas orais e promover uma compreensão mais profunda das dinâmicas culturais na era digital.
Growing up in Europe (turma 9ºB)
O projeto conta com a participação de escolas de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha e Croácia e tem como principal objetivo promover cultural awareness, através da realização de atividades que permitam aos alunos tornarem-se utilizadores mais autónomos e responsáveis das TIC, comunicadores mais eficientes e confiantes em língua inglesa e cidadãos mais conscientes do que significa ser europeu hoje.
Live Wire, Not a Couch Potato ( Turmas 11ºA e 11ºB)
Este projeto tem como objetivo promover o bem-estar dos alunos e salientar a importância da atividade física através de atividades/pequenos projetos, que vão aliar a criatividade e tradição à competição. Os alunos das escolas de Portugal, Sérvia, Turquia e Grécia irão revitalizar os jogos tradicionais e integrá-los na era moderna promovendo desta forma a herança cultural dos vários países participantes, e ao mesmo tempo, salientar a importância da atividade física regular no dia a dia dos alunos.
2023 - 2024 - Myths and Legends Explored
Portugal, Sérvia e República Checa – 11ºD – Inglês/ Cidadania e Desenvolvimento
Neste projeto são desenvolvidas atividades relacionadas com os mitos e as lendas dos três países envolvidos. Iremos verificar quais as semelhanças e as diferenças em termos de mitologia, tradições e culturas.
2023 - 2024 - Gen Z - Building the Future
Portugal, Alemanha, Espanha e França - 11ºG - Inglês
O Projeto eTwinning "Gen Z - Bulding the Future" envolve uma parceria com escolas da Alemanha, Espanha e França.
Com a duração de um ano letivo, este projeto tem como principal objetivo a partilha de vivências e opiniões sobre como é viver e crescer no nosso mundo hoje.
2022-2023 - “GenZ Cultural Xchange”
Portugal, Alemanha, França, Espanha - 10ºB - Inglês
Neste projeto são abordados temas variados como música, moda, cultura urbana, redes sociais e era digital, mudanças climáticas, saúde mental e os heróis desta geração, aspetos culturais em que os jovens tentam chegar à definição de uma cultura comum à sua geração.
2022-2023 - Terra Nostra, Mare Nostrum
Portugal, Sérvia; França, Itália –11ºK – Inglês
Neste projeto são desenvolvidas atividades, relacionadas com o ambiente com ênfase na sustentabilidade e importância dos oceanos.
2022 – 2023 – Folk tales – Digi tales
Portugal, Turquia, Roménia - 12º ano - Química
O projeto centra-se nos contos populares e fadas que refletem valores, cultura e tradições.
2022 – 2023 – História Magistra Vitae
Portugal, Sérvia, Itália e República Checa - 12º ano Inglês
O projeto desenvolve atividades relacionadas com as tradições dos respetivos países.
2021- 2022 –Think globally, act locally
Portugal, Sérvia, Itália, Turquia, Dinamarca - 11ºA – Inglês
O projeto visou a promoção do conceito de “global awareness” , ou seja, consciencialização global, em várias das suas várias vertentes (cultural, social e ambiental).
2021 -2022 – A journey to diversity
Escola Secundária de Rocha Peixoto em parceria com a Escola Básica Dr. Carlos Pinto Ferreira – Junqueira, Vila do Conde - 11ºD e 11ºF - Inglês
Este projeto visa abraçar a diversidade cultural e a aceitação das diferenças multiculturais presentes nas escolas.