Núcleo de Teatro Escolar - DEVISA

Formulário de inscrição
Clica aqui para aceder ao formulário

Todos os interessados, sem excepção, devem aceder a este formulário, preencher e submetê-lo

INSCREVE-TE!

Desde 2000 a desenvolver uma oferta extracurricular disponível e dirigida não só à comunidade escolar, como também à comunidade local.

No final de Maio de 2019 o grupo de teatro escolar da Escola Secundária Rocha Peixoto “Devisa” está prestes a cumprir dezanove anos de existência e a sua 19ª Mostra de Teatro Escolar da Póvoa de Varzim e com ela a estreia de dois novos espectáculos. São já dezanove anos de história, história constituída por pessoas, espectáculos, mostras de teatro, formações e workshops, encontros de escolas, alunos, professores e pais. Programas de intercâmbio. Programas de Erasmus. Viagens além-fronteiras. Estreias. Inícios. Encerramentos. Novas estreias. Novos inícios. Novos encerramentos. Novas mostras. Novas histórias. Novos anos de espectáculos e encontros. Novos projectos, novas sinergias, continuando a alimentar a família “devisa”.
No ano 2000 nascia pela mão do fundador-pai, o professor Jorge Curto - “o Boss” - o primeiro grupo de teatro escolar da Póvoa de Varzim e assim se iniciava um projecto escolar teatral que ano após ano acolhia alunos das mais variadas experiências sociais e pessoais, alunos que ousavam entrar numa primeira sessão a uma sexta-feira à noite ou porque eram muito tímidos ou porque eram muito extrovertidos ou porque não sabiam nada sobre teatro ou porque já tinham tido alguma experiência em teatro ou porque não tinham nenhuma ou porque foram arrastados e arrastadas pelo melhor amigo e pela melhor amiga e quando ficavam, quando iam ficando, reconheciam a maravilha que era aliar a experiência escolar à experiência teatral.

No ano 2015 o Boss entrega a direcção dos “Devisa” a dois profissionais que vieram também eles do teatro escolar: o Pedro Galiza e a Inês Simões Pereira e com o intuito de continuar o legado do professor Jorge Curto,  entram no projecto, criam a Classe A (mais velhos) e a Classe B (mais novos), continuam a desenvolver a Mostra de Teatro Escolar, participam em encontros de teatro e, desde 2018, fazem parte do programa Erasmus+ Developing Key Competences Through Drama, viajando até à Roménia e mais recentemente até à Macedónia. Tudo com o generosíssimo apoio da Escola Secundária Rocha Peixoto e do professor Noel Miranda a quem muito agradecem.

Todos os anos e agora pelas mãos do Pedro e da Inês, o ano lectivo arranca com inscrições para a nova temporada e todos os anos cada grupo, da classe A e B, é desafiado a desenvolver individual e colectivamente exercícios e espectáculos teatrais, projectos que são fruto do trabalho de meses e meses a fio, de ensaios, ensaios onde falharam, onde erraram, onde voltaram a tentar e repetiram e que culminam na Mostra de Teatro Escolar. Num ano de Devisa aprendem que não usamos muito bem a nossa voz lá fora, aprendem a falar e a fazer-se ouvir, aprendem a saber que têm opinião e que a opinião deles conta. Aprendem a lembrar-se que podem pensar, questionar, contestar. Aprendem que todos somos criativos e todos temos a aprender uns com os outros. Aprendem a soltar o corpo a dançar ou a cantar ou a gritar. Aprendem a usar o teatro para serem livres, para explorar, descobrir, inventar, fazer de conta, criar, jogar, rir, chorar e repetir tudo outra vez. Aprendem que a escola pode ser muito mais do que notas e faltas. Aprendem que o Teatro é música e é silêncio, é dança e é basquete, é liberdade, tolerância, recreio, suor, reunião, personalidade, grupo. É disciplina, esforço, compromisso, investimento. É semelhança e diferença.

Para os formadores dos Devisa os audazes são todos aqueles e aquelas que regressam para mais um ensaio, que insistem em superar dificuldades, medos e inseguranças, que decoram o texto, entusiasmados com as novas deixas e personagens, que aprendem coreografias, que vestem os figurinos, que mergulham de cabeça, nervosos e em pânico, quando a luz se apaga e o espectáculo vai começar e que regressam a cada ano para ser Devisa, do lado do palco ou do lado do público.

Os autores deste texto escrevem segundo a antiga ortografia.

Correio eletrónico
devisa.nte@esrpeixoto.edu.pt