CINEROCHA

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CR CARTAZ 04 24 WEB

 

50 anos de Democracia: evocar e preservar a LIBERDADE

Sugestão CINE ROCHA
No cinquentenário do 25 de abril, mais do que celebrar, compete-nos preservar a liberdade. Evocar a história e compreendê-la, ajuda-nos a lembrar de onde viemos e a escolhermos para onde queremos ir. Sugere-se três filmes que abordam de modo distinto o 25 de abril: As Armas e o Povo (1975), Capitães de Abril (2000) e 48 (2009). Três testemunhos e três modos de fazer cinema igualmente distintos, para que se possa escolher ou até ver os três filmes. Solicita-se atenção na organização das sessões de modo a garantir que os estudantes possam assistir à totalidade do(s) filme(s) escolhido(s). Atendendo a que alguns filmes têm uma duração superior a uma aula de 90 minutos, recomenda-se articulação prévia com a aula seguinte.

> António Pinto, Coordenação CINE ROCHA

As Armas e o Povo / Coletivo de Trabalhadores da Atividade Cinematográfica (1975) / Documentário, 81 min.
Sinopse:
O documentário aborda o período que vai do 25 de Abril ao 1º de Maio de 1974, ilustrando a acção militar e a movimentação de rua, tendentes ao desmantelamento do aparelho social e político do fascismo. Paralelamente, analisam-se os principais eventos que, a partir de 28 de Maio de 1926, contribuíram para a consolidação da máquina corporativa inspirada por Salazar, destacando as atitudes de resistência popular ou oposição armada, ao longo de quarenta e oito anos.

Capitães de Abril / Maria de Medeiros (2000) / Ficção, 123 min.
Sinopse:
Em Portugal, na noite de 24 de abril de 1974, o rádio tocava uma canção proibida, "Grândola". Era o esperado sinal para o grupo militar que iria mudar o destino do país. Ao som da voz do poeta José Afonso, as tropas avançaram, marchando sobre Lisboa. Em contraste com a trágica tentativa do ano anterior, a Revolução dos Cravos se desenrolou como uma grande aventura, em busca da paz e de lirismo.

48 / Susana Sousa Dias (2009) / Documentário, 97 min.
Sinopse:
Partindo de uma série de fotografias de prisioneiros políticos, Susana Sousa Dias centra-se no período do Estado Novo, e realiza um documentário sobre os 48 anos de ditadura em Portugal (1926-1974). Mostrando os rostos das vítimas da PIDE, observamos cada imagem ouvindo, em voz off, o depoimento vivo da pessoa em questão, usando pausas e silêncios como interlocutores de sentido(s). Imagens e sons operam em zonas híbridas, entre o que se mostra e o que não se mostra, estabelecendo analogias, memórias, relações.

> sinopses PNC

 

A escola pública deve ser o laboratório de desenvolvimento de competências que capacitem os cidadãos a dar as respostas mais eficazes aos problemas do mundo envolvente. Essa é uma prioridade da nossa escolar.

O cinema é um património cultural muito valioso. É evidente o crescimento da sua importância na cultura contemporânea. Lamentavelmente, verifica-se que o seu consumo mais generalizado recai sobretudo em versões muito degradadas das suas possibilidades expressivas. Acreditamos que um dos motivos desse fenómeno é porque esta realidade inadiável cresce ainda "sem educação", ou seja, estas aprendizagens acontecem sem o acompanhamento integrador da escola.

Nos últimos dez anos, a tutela tem respondido legislativamente a estas preocupações. A Lei da arte do cinema e das atividades cinematográficas e audiovisuais, Lei n.º 55/2012, de 6 de setembro, alterada pela Lei n.º 28/2014, de 19 de maio, bem como o Plano Nacional do Cinema (PNC), implicam a escola pública neste processo de urgente alfabetização cinematográfica, sincronizando a educação com um aspeto relevante da realidade cultural presente.

O projeto CINE ROCHA tem como intuito principal contribuir para uma formação/ educação mais ampla dos estudantes da Escola Secundária de Rocha Peixoto, complementando as práticas educativas já instituídas. A sua complementaridade está no propósito da literacia cinematográfica.

O projeto CINE ROCHA funciona como a sala de cinema da Escola Secundária de Rocha Peixoto, recuperando a fruição contextualizada de cinema de qualidade, procurando diversidade de estéticas, épocas, categorias, proveniências e temáticas, valorizando a produção nacional, contribuindo para: a) Formar os públicos escolares de modo a garantir-lhes os instrumentos básicos de “leitura” e compreensão de obras cinematográficas e audiovisuais, despertando-lhes o prazer para o hábito de ver cinema ao longo da vida; b) Valorizar o cinema enquanto arte junto das escolas e da restante comunidade educativa. Como tão explicitamente refere o Despacho n.º 15377/2013, de 26 de novembro de 2013.

Compete a todos os agentes educativos adequarem as suas práticas para a integração desta nova linguagem. Os objetivos do Despacho n.º 15377/2013, de 26 de novembro de 2013, englobam a participação transversal da escola, ou seja, responsabiliza-nos a todos. Assim, para além do apoio fundamental da Direção da Escola Secundária de Rocha Peixoto na criação do CINE ROCHA e do pronto acolhimento pela Biblioteca da escola, ele não poderá implementar-se sem a articulação com as demais estruturas intervenientes, levando a que os professores procurem complementar os conteúdos e estratégias das suas aulas levando os seus alunos ao cinema.

Os filmes que integram a programação do CINE ROCHA são filmes de reconhecida qualidade, que valem como objetos autónomos, que podem e devem ser sugestivos de atividades livremente organizadas pelos professores no âmbito das suas disciplinas, mas que não se devem tornar apenas como meras ilustrações funcionais para objetivos curriculares.

Desde o ano letivo 2017/2018, ano inaugural do CINE ROCHA, espera-se que cada estudante da nossa escola tenha acesso a, pelo menos, uma sessão de cinema do CINE ROCHA por cada ano letivo, constituindo-se o Diretor de turma como dinamizador, recorrendo aos professores do conselho de turma, para a(s) inscrição(ões) prévia(s) na sua plataforma online. A confirmação da inscrição garante ao professor a disponibilização da projeção do filme (recessão na Biblioteca da escola), o acesso à sala CINE ROCHA para exibição do filme, no horário escolhido, e o acesso à brochura do filme correspondente, que integrará: ficha técnica do filme, sinopse, imagem emblemática do filme, texto crítico de contextualização (publicado e de reconhecido mérito, ou da autoria do professor responsável pelo CINE ROCHA). Depois da sessão de cinema, cada professor deverá promover a reflexão em torno do filme de acordo com os interesses educativos que considerar mais pertinentes para a sua disciplina.

Coordenação do CINE ROCHA
António Boaventura Pinto

Clique aqui para aceder à Plataforma Online do CINE ROCHA (cinerocha.wixsite.com/esrp)