Hotelaria

O Curso Profissional Técnico de Receção Hoteleira tem como população alvo alunos que após concluírem o 9º ano pretendam obter formação específica na área da Hotelaria. Este curso permite obter uma qualificação profissional de nível IV e, simultaneamente, possibilita o prosseguimento de estudos para o ensino superior. Com o Curso Profissional Técnico de Receção Hoteleira, pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos e desenvolvam competências inerentes às funções desempenhadas na receção de estabelecimentos hoteleiros de várias tipologias, desde unidades hoteleiras, como hotéis, pousadas, aldeamentos e apartamentos turísticos. Durante a sua frequência, os alunos poderão adquirir conhecimentos sobre o funcionamento do departamento de alojamento, o seu papel e importância, bem como a linguagem técnica específica do setor do turismo e da hotelaria. Durante os três anos de formação serão realizadas atividades de enriquecimento curricular que vão permitir aos alunos o contacto direto com a realidade hoteleira nacional e internacional.

No final do curso os alunos estarão aptos a:

- Executar o serviço de receção da unidade hoteleira, de modo a garantir um serviço de qualidade e a satisfação dos clientes

- Efetuar e gerir o sistema de reservas da unidade hoteleira

- Planificar a ocupação e distribuição dos serviços do hotel ou alojamento turístico;

- Efetuar o acolhimento e o check-in do cliente

- Prestar assistência a clientes no âmbito do serviço da receção hoteleira

- Informar e apoiar o cliente na realização de atividades turísticas

- Efetuar o check-out do cliente

- Promover e vender produtos e serviços da unidade hoteleira

- Executar os procedimentos administrativos e de night auditor

- Gerir o tarifário da unidade hoteleira

- Supervisionar o trabalho das equipas de trabalho no âmbito do serviço de alojamento

- Atuar em situações de emergência em hotelaria e restauração

- Trabalhar em serviços em contacto direto com o público.

Acesso ao Ensino Superior:

Este curso está orientado numa dupla perspetiva:

- A inserção no mercado de trabalho;

- O prosseguimento de estudos para os cursos pós secundários de especialização tecnológica, cursos técnicos superiores profissionais ou para o ensino superior.

Tem a duração de 3 anos letivos, correspondentes aos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade. Este curso confere um diploma de conclusão do ensino secundário e um certificado de qualificação profissional de nível IV.

Ver Plano de Estudos do Curso

Plano do Curso

PLANO DO CURSO

Horas por disciplina (a)