Workshop Integridade em Testes Genéticos

E em 2023 as atividades do Clube Ciência Viva na Escola continuam…
Hoje, dia 06 de janeiro, os alunos do 11B participaram no workshop “Integridade em testes genéticos”, com duas investigadoras do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da UP (doutoras Milena Paneque e Catarina Costa). Discutiu-se o significado e a importância da integridade na investigação, através de uma abordagem prática, com apresentação de vídeos sobre aspetos fundamentais dos testes genéticos, seguidos de casos fictícios, que se focaram em questões de integridade na investigação envolvendo estes testes . A discussão e reflexão crítica efetuada pelos alunos permitiu também estabelecer o paralelismo entre esses exemplos de más práticas/conduta e práticas questionáveis em investigação com as suas próprias práticas na realização de trabalhos escolares.