SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Em duas sessões, a Dra Inês Guimarães, de uma forma divertida, interativa e descontraída, brindou os alunos de 10 ano com a sua boa disposição e arte de transmitir a importância e a utilidade da teoria dos grafos no nosso dia a dia, desde as redes sociais à coloração de mapas.

WhatsApp Image 2023 11 21 at 13.51.34

WhatsApp Image 2023 11 21 at 13.51.35

WhatsApp Image 2023 11 21 at 13.51.36

WhatsApp Image 2023 11 21 at 13.51.51

Os alunos do 10º ano de Biologia e Geologia assistiram à Palestra “Transporte nas membranas celulares. Uma visão dos processos de transporte através das membranas celulares com um foque no transporte de iões e na sua importância para os organismos vivos.” O Doutor João Cabral, investigador do i3S (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da UP) falou sobre as últimas descobertas sobre o transporte membranar nas bactérias e o modo como poderão ser aplicadas tornar estes micro-organismos mais suscetíveis à atuação dos antibióticos. Avanços muito importantes numa altura em que cada vez mais se fala de bactérias resistentes aos antibióticos!

semana 01

semana 02

E no último dia da Semana da Ciência e da Tecnologia, 24 de novembro, numa palestra com a doutora Helena Gonçalves do Museu de História Natural e da Ciência, da Universidade do Porto, os alunos do 8°ano refletiram sobre a relação entre a perda de biodiversidade e o aumento do risco de pandemias.

semana 04