Semana da Ciência e Tecnologia

De 21 a 25 de novembro deste ano, decorreu a semana da Ciência e Tecnologia. Neste âmbito, o clube Ciência Viva da Escola Secundária de Rocha Peixoto organizou e promoveu um conjunto alargado de atividades para os diferentes níveis de ensino e que tiveram como primordial objetivo, familiarizar os nossos seus alunos com o acesso generalizado a práticas científicas, promovendo o ensino experimental das ciências e tecnologia nas suas mais diversas vertentes.

ciencia viva 0

ciencia viva 00

ciencia viva 1

ciencia viva 3

ciencia viva 4

ciencia viva 5

Para o terceiro ciclo realizou-se:

- Workshop “Olha o Robot”, em parceria com o Centro Ciência Viva de Vila do Conde. Os alunos exploraram conceitos básicos de programação, utilizando códigos de cores para programar pequenos robôs e resolver diversos desafios. Estimular o raciocínio lógico é desafiante em qualquer idade…

- Palestra “Sustentabilidade e economia circular”, porque todos temos um papel importante no desenvolvimento sustentável do nosso planeta, discutiu-se a importância da economia circular numa palestra com a coordenadora do projeto de educação ambiental Geração + LIPOR, Sandra Rodrigues.

- Palestra “Os dinossauros e a evolução”, os alunos ficaram a saber mais sobre Dinossauros e Evolução numa palestra com Nuno Teles e Maria Rosário Cardoso do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

- Programação APPInventor para dispositivos móveis, em parceria com o Clube de Programação e Robótica, desenvolveu-se uma atividade sobre programação para plataformas móveis (Android). Os alunos do 12ºM do curso profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos lecionaram um pequeno curso de programação, sob a orientação do professor Telmo Aires, aos alunos do 7º ano e mostraram os robôs que criaram no âmbito do curso e do clube. Esta passagem de testemunho e de saberes torna a escola mais inclusiva e permite uma melhor integração dos recém-chegados.

No que concerne ao ensino secundário:

- Workshop “Matemática e magia”, sob a orientação do professor Carlos Marinho, onde com truques e desafios se conseguiu chamar a atenção para a importância da Matemática no nosso quotidiano e onde se comprovou que a Matemática também pode ser divertida.

- Palestra “Das células estaminais intestinais a mini-intestinos”, recebemos o Doutor Bruno Pereira, investigador no grupo "Diferenciação e Cancro" no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) que nos falou sobre a importância das células estaminais e da produção de organoides nos estudos sobre cancro.
Todos saímos mais enriquecidos e com novos horizontes para a importância das ciências na sua globalidade. Juntos aprendemos mais e melhor…